Pintura de Estrutura Metálica

Com a estrutura metálica ganhando cada vez mais força no mercado nacional da construção civil, é importante saber como proteger a sua estrutura da agressividade dos intempéries e principalmente da oxidação; o que mais acomete elementos desse tipo de material. Conheça os passos necessários para que você proteja a sua estrutura. Entenda agora como deve ser a Pintura de Estrutura Metálica:

1.Preparação – O preparo da superfície varia de acordo com o substrato, mas, em geral, recomenda-se a lavagem com hidrojateamento de alta pressão para remover resíduos.

2.Seleção do produto – É preciso definir o tratamento que a estrutura metálica irá receber – retoque, pintura ou repintura – e a solução a ser utilizada: sistema Epoxi, PU, Alquídicos ou combinados Epoxi fundo e PU acrílico acabamento, por exemplo. Todas as informações das fichas técnicas e de segurança devem ser lidas com atenção.

3.Tinta fundo Antes de aplicar o primer, o profissional deve sempre homogeneizar a tinta. Caso seja bi componente, misturar as duas partes e aguardar o tempo de indução. Diluir conforme recomendação técnica é o próximo passo. A espessura da camada muda conforme o produto e a agressividade do ambiente: em um local de baixa a média agressividade, recomenda-se espessura de 100 a 150 micrômetros.

4.Intervalo entre demãos – Depois da aplicação do primer é preciso esperar o intervalo entre demãos, conforme orientação técnica.

5.Acabamento – A aplicação da tinta de acabamento deve seguir cuidados com relação à homogeneização, ao tempo de indução e ao período de secagem. A proporção de diluição da tinta também deve ser condizente com o tipo de aplicação.

Esperamos que esse artigo tenha contribuído para que você possa entender melhor as necessidade de proteção, os métodos e etapas; e aplicar nas estruturas metálicas em suas obras ou na sua residência. Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho.

Deixe uma resposta