Zarcão ou primer?

Ao pesquisar sobre a tinta zarcão, uma das informações com a qual se irá deparar é que ela é utilizada para proteger e preparar uma superfície para receber o acabamento. Como o primer também tem essa função, surge a pergunta: qual a diferença entre zarcão e primer?

Por mais que falando de maneira simplificada a tinta zarcão e o primer possam parecer a mesma coisa, eles realmente são diferentes. A seguir vamos esclarecer sobre o assunto.

Qual a diferença entre zarcão e primer?

O primeiro elemento importante para entender qual a diferença entre zarcão e primer está na natureza de cada um. Primer é um termo geral, que significa “primário” e diz respeito a uma substância preparatória para recepção do acabamento na pintura de alguma superfície. Isso quer dizer que podem existir diferentes tipos de primers para os mais diversos tipos de tinta e superfícies.

Em qualquer caso, uma das suas principais funções é conferir espalhabilidade à tinta, melhorando o seu rendimento e potencializando aderência à superfície. Já a tinta zarcão é específica para superfícies metálicas. Ela também tem a função de preparar  a superfície para receber o acabamento mas, mais do que isso, tem a função de protege-la contra a corrosão provocada pela ferrugem.

A utilização de um primer em uma superfície metálica não terá esse efeito. Portanto, a resposta para a pergunta “qual a diferença entre zarcão e primer?” pode se sintetizar na especificidade do zarcão. Ele  seria como uma espécie de “primer” para as superfícies metálicas, embora não seja o único elemento capaz de proteger essas superfícies.

Saiba mais sobre a tinta zarcão

Além de saber qual a diferença entre zarcão e primer, você deve estar interessado em saber, também, mais sobre o zarcão. Ele se trata de um pigmento, também conhecido como mínio. O Zarcão tem como nome técnico tetróxido de chumbo, pois o óxido de chumbo está presente em sua composição.

Apesar da eficiência na proteção de diversos tipos de superfícies metálicas contra a ferrugem, a sua aplicação deve ser cuidadosa, pois trata-se de uma substância tóxica. Ademais, a tinta zarcão não é a única possibilidade para proteção dos metais contra a corrosão.

Outras técnicas que protegem os metais contra corrosão

Além de responder a pergunta sobre qual a diferença entre zarcão e primer, se você está procurando por meios de proteger superfícies metálicas, gostará de saber que existem outras alternativas menos tóxicas e até mais eficientes que a tinta zarcão.

Trata-se de técnicas que utilizam o zinco, um metal que tem menor potencial elétrico em relação ao aço e, portanto, funciona como um ânodo, concentrando o processo de corrosão. Dessa maneira o material não é corroído.

Existem diferentes tecnologias para aplicação do zinco no metal, desde resinas a processos mais complexos. O aço galvanizado, por exemplo, tem sua proteção assegurada pelo zinco.

Agora você entende qual a diferença entre zarcão e primer e ainda ficou ciente de outras maneiras de proteger as superfícies metálicas. Continue ampliando seus conhecimentos sobre assuntos do gênero acompanhando as postagens no nosso blog.

Fonte: Galvaminas

Compartilhe a postagem:

Pesquisa

Categorias

Categorias

Procurando por algum documento técnico, catálogo ou manual? Conheça nossa seção de downloads.

Artigos recentes

Precisa de ajuda?

Entre em contato conosco e receba uma proposta personalizada. Estamos prontos para ajudar.

Leia também

reforco-carbono-at-6

Reforço estrutural com fibra de carbono: conheça as vantagens

Em um mundo onde a durabilidade e a eficiência das estruturas são fundamentais, a tecnologia de reforço com fibra de carbono surge como uma solução revolucionária. Empresas de engenharia especializadas estão adotando este método cada vez mais. Adoção ocorre devido às suas inúmeras vantagens em comparação com materiais tradicionais como o aço. Este artigo explora por que o reforço estrutural com fibra de carbono é uma escolha preferencial em projetos modernos de engenharia civil. Confira a seguir!

Leia mais »