Planeje a sua obra: 7 pontos principais a serem considerados

Todo projeto de construção envolve sonhos e expectativas, tanto por parte do cliente quanto dos profissionais envolvidos na obra. Aumentar a lucratividade de um empreendimento também é o desafio e a expectativa de quem está por trás do planejamento de obras. Para isso, quanto mais economia você conseguir fazer e seguir o orçamento previsto, maior será a lucratividade.

Uma construção enxuta é aquela que tem menos gastos. Conseguir realizar um projeto de forma econômica é sinônimo de não desperdiçar e, ao mesmo tempo, manter a qualidade. Apresentamos a você 7 dicas de como economizar dinheiro em um planejamento de obras, confira!

1. Planeje desde o início

Um projeto preciso é fundamental para todas as obras, pois é nessa fase que a construção enxuta começa. Quando o planejamento inicial é bem feito, você evita o desperdício de materiais, dinheiro e mão de obra. Prever ações auxilia para que você evite atrasos e problemas futuros, além de garantir um bom preço e qualidade. O projeto, quando bem feito, pode reduzir o valor da obra em 15%.

2. Utilizar pré-fabricados e estruturas modulares

O uso de estruturas de concreto armado e alvenaria é muito comum no Brasil. Estas estruturas podem ser substituídas por vigas pré-fabricadas, alvenaria estrutural, modulares ou estruturas metálicas. O custo dessas estruturas é inferior ao das tradicionais e a construção pode ser 30% mais rápida. Assim, a economia não é apenas com material e tempo, mas também com mão de obra.

3. Quanto vale o tempo dos colaboradores

Algumas atividades podem ser específicas e a sua empresa não ter o costume de realizá-las. Você sabe quando contratar uma outra empresa e quando fazer você mesmo o serviço? Essa questão merece ser muito bem pensada. Você deve ser capaz de encontrar o valor do seu tempo e dos profissionais que serão necessários para o projeto. Deve ser levado em conta que caso sua empresa execute o serviço, a obra pode demorar mais, sendo necessária a contratação.

Terceirizar o trabalho também pode ser uma boa ideia. Profissionais que atuam diretamente com o serviço podem encontrar melhores soluções para o projeto específico.

4. Tecnologia no planejamento de obras

Monitorar dados constantemente é necessário para que você consiga acompanhar de perto tudo que está acontecendo no canteiro de obras. Através da tecnologia, você pode ter acesso a todas as métricas importantes, como o uso de rastreamento de materiais, produtividade, uso de equipamentos e estatísticas individuais de funcionários, acompanhamento de progresso, estoque, desperdício e muito mais.

Dessa forma, você consegue observar onde estão os gargalos e, corrigindo os erros, a obra pode ficar mais eficaz e econômica.

5. Evite atrasos

Conhece o ditado “tempo é dinheiro”? Pois é, ele se encaixa perfeitamente na construção civil. O atraso muitas vezes ocorre devido ao mau planejamento, falta de materiais ou mudanças de última hora. E construção parada é sinônimo de desperdício de dinheiro, pois você gasta com mão de obra que não está produzindo.

6. Invista na sustentabilidade

Evitar o desperdício e investir em atitudes sustentáveis durante uma construção é fundamental para economizar dinheiro. Você deve ficar atento para a economia de água e economia de materiais.

Além disso, é aconselhável utilizar materiais reciclados (agregados) e não esquecer de tratar bem seu entulho. Tudo isto é pensado durante o planejamento do projeto.

7. Indicador de desperdício

A última dica que temos é que você crie um indicador de desperdícios através de cálculos. Você deve definir alguma situação como referência e identificar qual quantidade foi consumida durante essa situação. A partir daí, você divide o resultado anterior pela quantidade prevista e esse valor será o resultado percentual do seu desperdício.

Seguindo essas dicas no planejamento de obras você conseguirá obter uma construção enxuta, reduzindo os custos e maximizando os lucros. Mas preste atenção: nenhuma economia deve ser feita em detrimento da qualidade, preze por materiais que garantirão um projeto seguro. Você destaca algum outro ponto para economizar dinheiro durante a construção? Compartilhe conosco no comentário!

Fonte: Galvaminas

Compartilhe a postagem:

Pesquisa

Categorias

Categorias

Procurando por algum documento técnico, catálogo ou manual? Conheça nossa seção de downloads.

Artigos recentes

Precisa de ajuda?

Entre em contato conosco e receba uma proposta personalizada. Estamos prontos para ajudar.

Leia também

reforco-carbono-at-6

Reforço estrutural com fibra de carbono: conheça as vantagens

Em um mundo onde a durabilidade e a eficiência das estruturas são fundamentais, a tecnologia de reforço com fibra de carbono surge como uma solução revolucionária. Empresas de engenharia especializadas estão adotando este método cada vez mais. Adoção ocorre devido às suas inúmeras vantagens em comparação com materiais tradicionais como o aço. Este artigo explora por que o reforço estrutural com fibra de carbono é uma escolha preferencial em projetos modernos de engenharia civil. Confira a seguir!

Leia mais »