COMO INSPECIONAR OS CABOS DE AÇO?
A Inspeção de Cabos de aço de acordo com a NBR ISO 4309
Atenção, tanto a inspeção quanto o descarte de cabos de aço devem sempre respeitar a norma.
A inspeção de cabos de aço é de extrema importância, pois garantirá a segurança de todas as operações realizadas com cabos de aço. Esta deve ocorrer a partir do momento em que o cabo de aço entra em utilização e deve ser realizada por um profissional qualificado.
A primeira inspeção que deve ser feita no cabo de aço é a inspeção de recebimento, normalmente realizada pelo almoxarife, onde se verificam as informações requisitadas, tais como:
• Diâmetro
• Construção
• Acabamento
• Resistência
• Lubrificação
• Tipo de alma
• Comprimento
• Certificado de Qualidade
A segunda inspeção é realizada pelo próprio usuário antes de cada operação e é chamada de inspeção diária, essa inspeção é visual em busca de indícios que possam comprometer a segurança da operação. Os indícios podem ser:
• Oxidação
• Amassamentos
• Deformações
• Arames partidos
• Exposição de alma
• Deslocamento de arames ou pernas
• Danos por calor
• Danos elétricos
No caso de se detectar um dano no cabo de aço, o mesmo deverá ser retirado de serviço ou submetido a uma inspeção por uma pessoa qualificada.
Além das inspeções de recebimento e diária ocorrerão inspeções periódicas com frequência determinada por uma pessoa qualificada, baseando-se em fatores como:
• Requisitos previstos por lei;
• Tipo de equipamento e condições ambientais;
• Grupo de classificação do equipamento;
• Histórico de inspeções anteriores;
• Tempo de serviço do cabo de aço.
Essas inspeções não precisam necessariamente ser realizadas em intervalos iguais, mas devem ser mais frequentes quando se aproxima o final da vida útil do cabo de aço ou quando ocorrem incidentes.
Alguns trechos críticos devem receber maior atenção durante a inspeção periódica:
• Trechos em contato com selas de apoio, polias equalizadoras ou outras polias onde o percurso do cabo é limitado;
• Trechos do cabo junto ou próximo aos terminais onde podem aparecer arames oxidados ou rompidos;
• Trechos sujeitos a flexões alternadas;
• Trechos do cabo que normalmente ficam escondidos durante a inspeção visual, tais como as partes que ficam sobre as polias.
![](https://i0.wp.com/acrocabo.com.br/wp-content/uploads/2019/01/1-1.png?w=800&ssl=1)
Durante a inspeção periódica verifica-se:
• Redução do diâmetro do cabo abaixo do seu diâmetro nominal, devido a deterioração da alma, corrosão interna/externa ou desgaste dos arames externos;
![diâmetro dos cabos](https://i0.wp.com/acrocabo.com.br/wp-content/uploads/2019/01/2-1.png?w=800&ssl=1)
• Corrosão acentuada ou arames rompidos junto aos terminais;
• Terminal mal instalados, desgastados, tortos, trincados ou com corrosão;
• Ruptura de arames;
• Deformações, amassamentos e ondulações;
![tipos de patologias nos cabos de aço](https://i0.wp.com/acrocabo.com.br/wp-content/uploads/2019/01/3-1.png?w=800&ssl=1)
Fatores como a quantidade de arames rompidos são balizados pela categoria RCN de cada cabo que indica o critério de descarte (quantidade máxima de arames partidos).
METODOLOGIA DO PROCESSO
A primeira fase da inspeção em cabos de aço é verificar o número de arames rompidos, o que pode ocorrer por diversos fatores (abrasão ou fadiga por flexão), tanto nos arames externos quanto nos internos. Feito isso, ocorrerá a inspeção mais detalhada, onde o operador deverá observar as causas dos defeitos nos cabos de aço:
![inspecao-cabos-aco-01 Inspeção em cabos de aço](https://i0.wp.com/amarracaodecargas.com.br/wp-content/uploads/2020/10/inspecao-cabos-aco-01.jpg?resize=432%2C432&ssl=1)
- Arames gastos por abrasão – causado pelo atrito do cabo, sob pressão, com os canais das polias e do tambor e pode ser acelerado por deficiências de lubrificação. Mesmo sem a ruptura total do cabo, o seu desgaste reduz a sua resistência através da redução da área metálica, tornando seu uso perigoso.
- Arames gastos por corrosão – diminui a resistência à tração através da redução da área metálica do cabo, além de acelerar a fadiga.
Deformações – ocorrem principalmente devido ao mau uso ou irregularidades no equipamento em contato com o cabo e ainda por métodos inadequados de fixação, no caso dos laços.
Fontes: