![Aplicação de grafeno no revestimento de estruturas metálicas](https://i0.wp.com/www.engenhariacivil.com/imagens/grafeno-estruturas-metalicas.jpg?w=800&ssl=1)
O grafeno, um dos materiais mais fortes alguma vez produzidos, começa a ser aplicado no revestimento anticorrosivo de estruturas metálicas. Dadas as propriedades físico-químicas do grafeno este constitui uma alternativa não-tóxica aos revestimentos tradicionais de estruturas de aço.
A pesquisa está a ser conduzida em várias frentes, nomeadamente na Nashville’s Vanderbilt University e no Departamento de Química da Universidade de Buffalo, nos EUA por Sarbajit Banerjee e Robert Dennis e encontra-se já numa fase avança de desenvolvimento.
O material à base de grafeno, um alótropo do carbono que possui uma estrutura hexagonal planar, pode ser produzido em instalações tradicionais de galvanização, sem que estas tenham de sofrer qualquer modificação.
![Estrutura atómica do grafeno](https://i0.wp.com/www.engenhariacivil.com/imagens/grafeno.jpg?w=800&ssl=1)
São as propriedades hidrofóbicas e de condutividade do grafeno, que permitem ao novo revestimento, ter uma durabilidade igual ou superior aos revestimentos tradicionais. O grafeno tem a vantagem de poder ser aplicado com uma menor espessura, devido à sua espessura monoatómica, o que se traduz numa economia substancial de material em grandes obras de construção, como pontes metálicas ou edifícios de grande dimensão.
Mas a maior vantagem reside na não utilização de substâncias tóxicas baseadas em Crómio Hexavalente, o que lhe confere um carácter sustentável e ecológico e que poderá revolucionar a indústria de produção de elementos metálicos para construção.
A Tata Steel, uma das maiores fabricantes mundiais de estruturas metálicas iniciará a utilização deste material no processo de produção ainda este ano.
Fontes: Tata Steel, Universidade de Buffalo, Nashville’s Vanderbilt University
Imagens: Universidade de Buffalo