Estrutura Inovadora do Fiera Milano com 77 mil toneladas de Aço

Ocupando um terreno de 2 milhões de m² com 530 mil m² de área construída, o projeto exigiu um forte empenho dos construtores, a estrutura com formato de onda, com 1,3 km de extensão e 47,5 mil m², que ganhou o sugestivo nome de Vela. Em alguns pontos, ela toca o chão e, em outros, chega a atingir 26 metros de altura. Sustentada por 183 pilares de aço, com 50 cm de diâmetro e ramificações semelhantes às de uma árvore, a Vela dispensa o uso de calhas. Com tanta engenhosidade e engenharia não causa espanto o fato dessa parte do complexo ser a principal atração da obra.

Criação do Massimiliano Fuksas, arquiteto romano de ascendência lituana, o Fiera Milano é uma construção que combina aço e vidro e ganha destaque no inverno, quando a neve cobre suas superfícies. Seus oito pavilhões, construídos ao longo de um eixo central, estão subdivididos em vinte módulos. Os elementos interligam-se por um percurso central, que está suspenso a uma altura de 8 metros e é protegido pela Vela. A gigantesca estrutura de aço com 77 mil toneladas corresponde a cerca de dez torres Eiffel.

Parte do sucesso do complexo é debitado à decisão estratégica de adotar a modalidade de contrato turnkey, popularmente conhecido no Brasil como chave na mão e que obriga a empresa contratada a entregar a obra em condições de pleno funcionamento. Tal decisão foi fundamental na execução do projeto, que levou 24 meses para ser finalizada, o equivalente a dizer que cada m² foi construído no tempo de um minuto. A maior parte da obra foi realizada in loco (55%), sendo o restante finalizado em outros locais incluindo materiais pré-fabricados na própria Itália e em outros países europeus, com a montagem posterior em Milão.

O uso de alta tecnologia igualmente ajudou no processo. É o caso do pequeno robô que verificava e soldava as junções dos painéis de alumínio da cobertura dos pavilhões. Outro recurso importante foi a utilização de uma maquete digital tridimensional do complexo, na qual constavam todas as obras e instalações subterrâneas. O uso do recurso permitiu a rápida identificação das áreas para manutenção, facilitando o avanço do projeto.

Inaugurado em março de 2005, o Fiera Milano fica próximo ao aeroporto internacional de Malpensa, que também dá acesso às principais rodovias europeias, uma vez que Milão é considerada a capital econômica da Itália.

Compartilhe a postagem:

Pesquisa

Categorias

Categorias

Procurando por algum documento técnico, catálogo ou manual? Conheça nossa seção de downloads.

Artigos recentes

Precisa de ajuda?

Entre em contato conosco e receba uma proposta personalizada. Estamos prontos para ajudar.

Leia também

reforco-carbono-at-6

Reforço estrutural com fibra de carbono: conheça as vantagens

Em um mundo onde a durabilidade e a eficiência das estruturas são fundamentais, a tecnologia de reforço com fibra de carbono surge como uma solução revolucionária. Empresas de engenharia especializadas estão adotando este método cada vez mais. Adoção ocorre devido às suas inúmeras vantagens em comparação com materiais tradicionais como o aço. Este artigo explora por que o reforço estrutural com fibra de carbono é uma escolha preferencial em projetos modernos de engenharia civil. Confira a seguir!

Leia mais »