Estrutura de aço ou madeira, qual leva vantagem?

Algumas dúvidas são comuns quando o assunto é iniciar uma obra. Dentre as mais corriqueiras está o uso de estrutura feita em aço ou em madeira para a construção de um telhado. Apesar das indagações, ambas as opções são muito utilizadas, mas existem pontos distintos que geram benefícios à construção. Saber escolher a alternativa correta é fundamental para o bom andamento do trabalho e em gastos futuros.

Qual estrutura é melhor?

A estrutura em aço pode ser utilizada em qualquer tipo de edificação, porém, ela ainda é muito associada a arquitetura industrial. Já a de madeira ainda é a preferida nos projetos, tendo como principais motivos da sua utilização a disponibilidade de mão de obra especializada e a facilidade em encontrar a matéria-prima.

Estrutura metálica 

As estruturas em aço são instaladas com mais rapidez e geram menos resíduos. Elas podem ser idealizadas e projetadas em uma fábrica, restando apenas a montagem no canteiro de obras. Dessa maneira são executadas com mais velocidade e evita o desperdício de material. A instalação de uma armação de aço pode ser feita 3 vezes mais rápida do que a de madeira.

O custo-benefício também é outro fator relevante. Ambas as estruturas podem ser encontradas com preços equivalentes, porém, se observarmos a obra em longo prazo, as metálicas são mais econômicas. Enquanto a madeira sofre com insetos como o cupim e também com o clima, umidade e outros fatores naturais; o aço está sujeito apenas a ferrugem. Porém passando por manutenções preventivas, ele não será afetado e sua vida útil se tornará muito superior.

As estruturas metálicas também contribuem para o meio ambiente. Elas evitam o desmatamento de árvores e as suas sobras podem ser usadas para outros fins em uma obra. É possível reutilizar essa estrutura para qualquer outro trabalho, diferente da madeira, que raramente servirá para sustentar outros materiais.[ebook_madeira_com_form]

 – Estrutura de madeira

Comum em quase todas as obras, a estrutura de madeira é muito usada por ser o costume entre os especialistas. Uma de suas vantagens é o peso em relação ao aço. Ela pode chegar a ser 1/3 mais leve. Isso gera benefícios quando a obra é realizada em terrenos de baixa resistência ou de difícil acesso.

Geralmente o carpinteiro que faz a estrutura também faz o telhado, diminuindo os custos com mão de obra. O serviço também é mais fácil de ser encontrado no mercado, gerando a possibilidade de maior quantidade de orçamentos e negociação de valores entre os profissionais.

Valor real

Pontuar benefícios levando em consideração somente o valor da estrutura não gera uma comparação real. Deve-se somar o preço da mão de obra, durabilidade, manutenção, tempo de serviço e qualidade. Alguns pontos positivos das estruturas em madeira são facilmente adaptados para as metálicas. O peso, por exemplo, pode ser equilibrado com a utilização de materiais mais leves, como as telhas termoacústicas.

Se colocarmos todos esses fatores no papel, as estruturas metálicas são mais vantajosas. Com a expansão dos grandes centros urbanos e o aumento nas demandas por novas edificações, o uso do aço vem se tornando mais tradicional, visto todos os benefícios proporcionado por ele.

Agora você já sabe que a estrutura metálica é mais vantajosa que a feita em madeira. Acompanhe o nosso blog e confira mais dicas como essa. 

Fonte: Galvaminas

Compartilhe a postagem:

Pesquisa

Categorias

Categorias

Procurando por algum documento técnico, catálogo ou manual? Conheça nossa seção de downloads.

Artigos recentes

Precisa de ajuda?

Entre em contato conosco e receba uma proposta personalizada. Estamos prontos para ajudar.

Leia também

reforco-carbono-at-6

Reforço estrutural com fibra de carbono: conheça as vantagens

Em um mundo onde a durabilidade e a eficiência das estruturas são fundamentais, a tecnologia de reforço com fibra de carbono surge como uma solução revolucionária. Empresas de engenharia especializadas estão adotando este método cada vez mais. Adoção ocorre devido às suas inúmeras vantagens em comparação com materiais tradicionais como o aço. Este artigo explora por que o reforço estrutural com fibra de carbono é uma escolha preferencial em projetos modernos de engenharia civil. Confira a seguir!

Leia mais »