O gabinete norte-americano Morphosis anunciou a conclusão da construção do mais alto edifício com núcleo estrutural externo, uma inovadora estrutura da Torre do Centro Hanking. O edifício foi concebido de forma a que o núcleo estrutural primário ficasse a uma distância de 9 metros do corpo principal. Isto permite a transposição de todos os serviços de transporte vertical para a periferia e a maximização do espaço disponível no interior do edifício. A ligação do núcleo estrutural ao resto do edifício é efetuada por intermédio de um conjunto de elementos metálicos de elevada resistência, sendo a circulação feita através de uma série de passagens elevadas. Construção do mais alto edifício requer inúmeros desafios no processo construtivo e de concepção da obra.
![Construção do mais alto edifício do mundo com núcleo estrutural externo](https://i0.wp.com/www.engenhariacivil.com/imagens/2017/construcao-mais-alto-edificio-mundo-nucleo-estrutural-externo-01.jpg?w=800&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.engenhariacivil.com/imagens/2017/construcao-mais-alto-edificio-mundo-nucleo-estrutural-externo-02.jpg?w=800&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.engenhariacivil.com/imagens/2017/construcao-mais-alto-edificio-mundo-nucleo-estrutural-externo-03.jpg?w=800&ssl=1)